VISUALIZAÇÕES!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, SABENDO TUDO DOS BASTIDORES DAS CELEBRIDADES!.

APROVEITEM AS PROMOÇÕES!

CURTIR CELEBRATED NEWS NO FACEBOOK!

CELEBRATED NEWS - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

CINEASTA POLONÊS ANDRZEJ WAJDA, MORRE AOS 90 ANOS

Andrzej Wajda durante festival na Polônia em setembro (Foto: Renata Dabrowska/Agencja Gazeta//Reuters)

O aclamado diretor polonês de cinema Andrzej Wajda morreu neste domingo (9) em Varsóvia aos 90 anos, vítima de uma insuficiência pulmonar, anunciaram os meios de comunicação da Polônia.

A morte de Wajda, que deixa uma grande série de filmes célebres inspirados na história turbulenta de seu país nos anos 80, foi anunciada pelo jornal “Gazeta Wyborcza” e pela rede de TV N24. Um amigo da família confirmou a morte do cineasta à agência France Presse.

Wajda estava internado há vários dias e em coma induzido devido a problemas pulmonares, acrescentaram as fontes.

A obra de Wajda inclui clássicos como "O homem de mármore" (1977), uma crítica à Polônia comunista, seguida três anos depois por "O homem de ferro" (1981), que conta a história do Solidariedade, o primeiro sindicato independente do bloco comunista.

Wajda nasceu em 6 de março de 1926 em Suwalki. Formou-se na Academia de Belas-Artes de Cracóvia e na Escola Nacional de Cinema e Teatro de Lodz. Começou a se dedicar ao cinema após fracassar no plano de ser militar.

Era membro honorário da União de Artistas e Designers Poloneses (ZPAP) e foi presidente da Associação de Cinema Polonesa. Também era membro da Academia Francesa de Belas Artes, cargo que passou a ocupar em 1997 depois da morte de Federico Fellini.

Wajda também se envolveu na política. Foi senador da Polônia entre 1989 e 1991 e do Conselho Presidencial para a Cultura entre 1992 e 1994.

AUTOR: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O CELEBRATED NEWS descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!