VISUALIZAÇÕES!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, SABENDO TUDO DOS BASTIDORES DAS CELEBRIDADES!.

APROVEITEM AS PROMOÇÕES!

CURTIR CELEBRATED NEWS NO FACEBOOK!

CELEBRATED NEWS - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

segunda-feira, 18 de maio de 2015

ATOR ELIAS GLEIZER É ENTERRADO NO RJ

A irmã de Elias Gleizer joga os primeiros punhados de terra sobre o caixão, com manda a tradição judaica (Foto: Henrique Coelho / G1)
Giácomo Lancelotti, personagem de Elias Gleizer em 'Pé na Jaca', em 2006 (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)

O ator Elias Gleizer, que faleceu aos 81 anos neste sábado (16), foi enterrado às 13h50 deste domingo (17) na capela D do Cemitério Israelita Vilar dos Teles, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

Amigos e parentes chegaram ao cemitério para se despedir do ator da Rede Globo às 12h40. Inicialmente, o enterro estava previsto para as 13h e o velório para as 12h, no entanto, sofreu um atraso porque o corpo passou por uma preparação segundo as leis judaicas.

"Éramos muito próximos", disse a irmã Rosa, muito emocionada, ao chegar no cemitério. A imprensa não foi autorizada a acompanhar a cerimônia de despedida.
Elias Gleizer estava internado no Hospital Copa D'Or, em Copacabana, desde 6 de maio e morreu por falência circulatória em decorrência de um trauma. Ele sofreu uma queda e o quadro se agravou.

"Ele era uma pessoa alegre, alto-astral, para cima. Uma pessoa carismática, que a gente tem agora na memória", declarou a sobrinha Simone Amar.

Antes do velório, o corpo do ator passou por uma preparação na Praça da Bandeira, no Centro do Rio, na associação religiosa Chevra Kadisha - que se dedica às preparações dos corpos dos mortos segundo as leis judaicas.

"Hoje é um dia muito difícil. Ele fazia praticamente parte da família", disse José Ribamar de Almeida Cerqueira, dentista do ator, que o conhecia há 30 anos.
"Ele ia fazer uma consulta comigo no dia da queda. Ele estava me esperando, mas para não dar trabalho para mim, ele caiu na escada rolante. Ele entrou bem no hospital, rindo, e até anteontem estava muito bem", contou ele, emocionado.

Shirlei Ramos, cuidadora do Elias havia seis anos, contou que "ele nunca estava desanimado, apesar de todas as dificuldades".

"Foi muito sofrimento no hospital. Em casa era muito alegre. Ele me chamava de Sheila, apesar de meu nome ser diferente. Nada tirava o humor dele. Só vai restar saudade", afirmou ela.

Tradição judaica
Entre os rituais de preparação, segundo as regras de luto da associação Chevra Kadisha do Rio, está fechar os olhos do enlutados "para o mundo físico". "A pessoa quando morre encontra-se com o Criador. Permitimos que ele os abra para a paz do mundo espiritual".
Familiares e amigos se despedem de Elias Gleizer (Foto: Henrique Coelho / G1)

Pela tradição judaica, o corpo é coberto pois a religião "considera que deixar o corpo à vista é uma violação do princípio de 'kevod ha’met', respeito pelos mortos". A tradição acredita ainda que cobrindo o corpo, "tentamos conservar na memória a imagem da pessoa em vida, e alargamos nossa visão para abranger uma dimensão espiritual".

Lavar o corpo antes do enterro, fazer um rasgo na roupa [que deve ser uma simples vestimenta de linho branco] do enlutado - como forma de descarregar a dor e angústia diante da perda de um ente querido, acender velas ao lado do corpo, sepultá-lo no mesmo dia - do contrário, seria um desrespeito com o falecido-, também fazem parte da tradição judaica.

O cemitério israelita é um dos locais destinados ao sepultamento de membros da comunidade judaica no Rio de Janeiro. O ator nasceu em 4 de janeiro de 1934, em São Paulo, e era filho de imigrantes judeus poloneses, de pai sapateiro e mãe dona de casa.

Irmã e sobrinhos
A irmã do ator, Rosa, que mora em São Paulo, chegou ao Rio neste sábado acompanhada dos dois filhos, Simone e Mauro, para acertar os detalhes do sepultamento. Elias nunca casou nem teve filhos.

Ele trabalhou no teatro e no cinema, mas consagrou-se na televisão. A carreira de ator começou no fim dos anos 1950, na extinta TV Tupi. O papel mais recente de Elias Gleizer em novelas foi em "Boogie Oogie", de 2014. O ator também esteve em dezenas de produções, incluindo as novelas "Tempos Modernos", "Caminho das Índias", "Pé na Jaca", "Sinha Moça", "Sonho Meu", entre outras.
Bruno Gagliasso, que contracenou com Gleizer em "Caminho das Índias", interpretando seu neto na novela, publicou uma homenagem ao ator e escreveu: "Meu avô querido..... Chegou a hora de descansar!"

Trabalhos na TV Globo:

Novelas
Livre para Voar (1984)
Direito de Amar (1987)
Fera Radical (1988)
Tieta (1989)
Mico Preto (1990)
Despedida de Solteiro (1992)
Sonho Meu (1993)
Explode Coração (1995)
Anjo de Mim (1996)
Era uma Vez... (1998)
Pecado Capital (remake, 1998)
Terra Nostra (1999)
Uga Uga (2000)
As Filhas da Mãe (2001)
Como Uma Onda (2004)
Bang Bang (2005)
Sinhá Moça (remeke, 2006)
Pé na Jaca (2006)
Caminho das Índias (2009)
Tempos Modernos (2010)
Passione (2010)
Flor do Caribe (2013)
"Boogie Oogie" (2014)

Minisséries
Agosto (1993)
Incidente em Antares (1994)
Chiquinha Gonzaga (1999)
Um Só Coração (2004)

Seriados
Sítio do Picapau Amarelo (2002)
Casos e Acasos (2008)
Guerra e Paz (2008)
Divã (2009)

Especiais
Você Decide: Noite de Natal (1997)
Brava Gente: A Sonata (2001)

Humor
Sai de Baixo (1997)
A Diarista (2004)
Zorra Total (1999)
Elias Gleizer em 'Chiquinha Gonzaga', de 1999, minissérie na qual ele interpretou o personagem Bergamini (Foto: Cedoc/TV Globo)
Barío (Osmar Prado), Frei José (Elias Gleizer), Cândida (Patricia Pillar) e o médico em cena de 'Sinhá Moça, em agosto de 2006 (Foto: Willian Andrade/TV Globo)
Cadore e Cidinha, personagens de Elias Gleizer e Eva Todor em 'Caminho das Índias', durante gravação em junho de 2009 (Foto: Isac Luz/TV Globo)
Os atores Werner Schunemann , Aracy Balabanian , Flavio Migliaccio e Elias Gleizer na festa de lançamento da novela 'Passione', em maio de 2010 (Foto: Bob Paulino/TV Globo)
O ator Elias Gleizer, na festa de 50 anos da Globo (Foto: Paulo Belote/Rede Globo)

AUTOR: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O CELEBRATED NEWS descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!