VISUALIZAÇÕES!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, SABENDO TUDO DOS BASTIDORES DAS CELEBRIDADES!.

APROVEITEM AS PROMOÇÕES!

CURTIR CELEBRATED NEWS NO FACEBOOK!

CELEBRATED NEWS - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

CORPO DE FERREIRA GULLAR É VELADO NO PRÉDIO DA BIBLIOTECA NACIONAL E ABL

O corpo do poeta, escritor e teatrólogo Ferreira Gullar, vítima de uma pneumonia, está sendo velado no saguão da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro,desde às 17h (horário de Brasília) deste domingo, 4. 

O velório continuará no prédio da Academia Brasileira de Letras (ABL), para onde será transportado, às 9h desta segunda-feira, 5.

De lá, o corpo será levado, às 15h, para o enterro no mausoléu da ABL, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio. Professor e presidente da ABL, Domício Proença Filho declarou luto de três dias e determinou que a bandeira da Academia seja hasteada a meio mastro.

"Imortal"

Nascido José Ribamar Ferreira, em 10 de setembro de 1930, o escritor é natural de São Luís, no Maranhão. Um dos onze filhos de Newton Ferreira e Alzira Ribeiro Goulart, integrou a luta política revolucionária e se voltou contra a ditadura militar, o que o levou a ser processado e preso. Em sua fuga do País, passou por Moscou, Santiago, Lima e Buenos Aires.

Autor de obras célebres como Poema Sujo - poema de quase 100 páginas escrito durante o exílio em Buenos Aires -, se tornou imortal na Academia Brasileira de Letras, onde ocupava a cadeira número 37, desde outubro de 2014.

Ganhou por três vezes o Prêmio Jabuti, com o livro de crônicas Resmungos, em 2007; com o de poemas independentes Muitas Vozes, em 2000; e com o livro de poemas Em alguma parte alguma, em 2011. Em 2010, foi agraciado com o Prêmio Camões, o mais importante prêmio literário dos países de língua portuguesa.

Um dos maiores autores do século 20, Ferreira Gullar morreu aos 86 anos, após 20 dias internado no hospital Copa D'Or, no bairro de Copacabana. Ele deixa dois filhos, Luciana e Paulo, oito netos, e sua atual companheira, Cláudia.

AUTOR: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O CELEBRATED NEWS descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!