Filme "Ainda Estou Aqui" acompanha a história da família de Rubens Paiva e Eunice Paiva Foto: Instagram
Pela primeira vez na história do Oscar, um filme brasileiro foi indicado à categoria de "Melhor Filme", a mais prestigiada da premiação. "Ainda Estou Aqui", dirigido e produzido por Walter Salles, emocionou os brasileiros ao ser listado na categoria principal, durante o anúncio desta quinta-feira (23).
A obra também recebeu indicações a "Melhor Filme Internacional" e "Melhor Atriz", pela atuação de Fernanda Torres no papel de Eunice Paiva.
Na disputa pela estatueta de "Melhor Filme", "Ainda Estou Aqui" enfrentará produções de peso: "Anora", "O Brutalist", "Um Completo Desconhecido", "Conclave", "Duna: Parte 2", "Emilia Pérez", "Nickel Boys", "A Substância" e "Wicked".
'Ainda Estou Aqui' está concorrendo na categoria de 'Melhor Filme Foto: Divulgação
RETORNO À CATEGORIA "MELHOR FILME INTERNACIONAL"
Esta é a quinta vez que o Brasil disputa o prêmio de "Melhor Filme Internacional" - que já se chamou "Melhor Filme Estrangeiro". Relembre as outras indicações:
O Pagador de Promessas
Dirigido e escrito por Anselmo Duarte, "O Pagador de Promessas" foi um marco para o cinema brasileiro ao conquistar a "Palma de Ouro" no Festival de Cannes. Em 1963, o drama representou o Brasil no Oscar na categoria. Apesar do reconhecimento, o prêmio foi para o filme franco-austríaco "Sempre aos Domingos", de Serge Bourguignon.
O Quatrilho
O Brasil só voltou à disputa na mesma categoria 33 anos depois, em 1996, com "O Quatrilho", de Fábio Barreto. Estrelado por Gloria Pires e Patricia Pillar, o filme alcançou visibilidade internacional, mas foi superado, na premiação, pela produção holandesa "A Excêntrica Família de Antonia", de Marleen Gorris.
O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (23). Foto: Reprodução / Redes Sociais
O Que é Isso, Companheiro?
Dois anos depois, em 1998, Bruno Barreto conseguiu repetir o feito do irmão, Fábio Barreto, ao emplacar "O Que é Isso, Companheiro?" entre os indicados. O filme, inspirado no livro homônimo de Fernando Gabeira, contou com nomes como Fernanda Torres e Selton Mello no elenco. Apesar da indicação, a vitória foi novamente da Holanda, com "Caráter", dirigido por Mike van Diem.
Central do Brasil
No ano seguinte, 1999, o Brasil brilhou novamente com "Central do Brasil", de Walter Salles. O filme não só foi indicado a "Melhor Filme Estrangeiro, como a categoria se chamava na época, como rendeu à atriz Fernanda Montenegro a indicação histórica ao Oscar de "Melhor Atriz". No entanto, o drama italiano "A Vida É Bela", de Roberto Benigni, levou ambas as estatuetas.
FONTE: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O CELEBRATED NEWS descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU