VISUALIZAÇÕES!

SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS, E TENHAM UMA ÓTIMA LEITURA, SABENDO TUDO DOS BASTIDORES DAS CELEBRIDADES!.

APROVEITEM AS PROMOÇÕES!

CURTIR CELEBRATED NEWS NO FACEBOOK!

CELEBRATED NEWS - ÚLTIMAS NOTÍCIAS

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

BBB 20: GUILHERME É O NOVO LÍDER E PETRIX VAI AO PAREDÃO

Modelo Guilherme foi escolhido o novo líder do BBB20 (Foto: Reprodução/Rede Globo)

O modelo Guilherme se tornou o segundo líder da edição 2020 do Big Brother Brasil (BBB20). 

A prova de corrida foi inspirada em uma disputa ocorrida no BBB5, mas com um diferencial: enquanto em 2005 ganharia a liderança quem chegasse em primeiro na corrida de saco, desta vez os papéis foram definidos por votação do público: uma raia daria a liderança, e outra daria o poder de indicar alguém ao paredão.

Pyong escolheu a raia 7 e ganhou o direito de escolher alguém para ir ao paredão. O hipnólogo escolheu Petrix, que correrá o risco de ser eliminado na próxima terça-feira, 4. 

Pyong demonstrou choque com os relatos de Gizelly sobre Petrix, e indicou o ex-ginasta, que tem sido alvo de críticas do público, prontamente.

Guilherme, por sua vez, escolheu a raia 2 e se tornou líder, escolhendo Hadson, Bianca, Lucas, Flayslane, Felipe, Rafa, Mari, Manu e Victor Hugo para lhe acompanhar no lado VIP.

AUTOR: O POVO

sábado, 25 de janeiro de 2020

BBB 20 - PETRIX BARBOSA SEGURA SEIOS DE BIANCA ANDRADE DURANTE FESTA, E PÚBLICO PEDE EXPULSÃO POR ASSÉDIO

Conhecida como Boca Rosa, Bianca Andrade estava visivelmente embriagada no momento (Foto: Reprodução / Twitter)

Da noite dessa sexta-feira, 24, até a manhã deste sábado, 25, a hashtag “#PetrixExpulso” está entre os assuntos mais comentados no Twitter. Acontece que Petrix Barbosa está sendo acusado pelo público de assediar Bianca Andrade durante festa realizada no Big Brother Brasil 2020. 

Em vídeo, o participante aparece segurando os seios da blogueira, que estava visivelmente embriagada no momento.

Nas imagens, o líder da semana abraça Bianca, que também é conhecida como Boca Rosa. 

Em determinado momento, Petrix encosta de maneira propositada nos seios de Boca Rosa. 

A atitude está sendo considerada como assédio por parte do público que acompanha o reality show da TV Globo.

Para tanto, tag “#PetrixExpulso” surge como o assunto mais comentado no Twitter.

Petrix denuncia assédio de ex-técnico

Em abril de 2018, o atleta ganhou notabilidade graças a denúncia que havia feito contra o ex-técnico da seleção brasileira de ginástica artística Fernando de Carvalho Lopes. 

Em entrevista para o Fantástico, Petrix denunciou abusos de Lopes, que o treinou durante a infância e adolescência. Depois disso, mais de 40 ginastas e ex-ginastas afirmaram também ter sofrido assédio.

AUTOR: DN

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

BBB 20: GRUPO PIPOCA VENCE PRIMEIRA PROVA E GARANTE IMUNIDADE

Os participantes do BBB20 serão divididos entre os times camarote e pipoca (Foto: Gshow)

Com nove horas de duração, a primeira prova da edição 2020 do Big Brother Brasil terminou na manhã desta quarta, 22, com o grupo Pipoca vencedor. 

A equipe começa o jogo com imunidade garantida. Os participantes gritaram e choraram no gramado do BBB. 

O muro que separava a casa caiu após prova.

A prova foi realizada no jardim da casa. Para vencer a prova de imunidade, cada time precisava se articular para não deixar um copo de refrigerante gigante esvaziar. Ganharia quem não deixasse o refrigerante do copo maior acabar. 

Os brothers também precisaram seguir a ordem correta em que cada um deveria jogar. Isso foi determinado pelo número escrito em seus coletes.

O time de famosos, chamado Camarote, até tentou uma técnica diferente, mas foi superado pela equipe de anônimos. 

Os participantes Felipe, Flayslane, Gizelly, Guilherme, Lucas, Marcela, Thelma e Victor Hugo são os vencedores do grupo Pipoca.

Babu, do Camarote, foi o primeiro a deixar a disputa. Já no grupo Pipoca, Marcela foi eliminada, e Hadson desistiu.

A prova do Líder está marcada para esta quinta-feira, 23. Com essa prova, o primeiro paredão será formado por integrantes de um só grupo, o dos famosos do Camarote.

AUTOR: O POVO

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

CANTORA SOLANGE ALMEIDA FALA SOBRE PRECONCEITOS QUE SOFREU E RECEBE HOMENAGEM DE IVETE SANGALO

Essa foi uma semana de muitas emoções para a cantora Solange Almeida, 45. Após confirmar sua separação de Leandro Andriani, 38, no último domingo (12),

Para o apresentador, a ex-vocalista da banda Aviões do Forró revelou que já sofreu muito preconceito e chegou a pensar até em desistir da carreira. "Eu mandava fita e pediam foto. 

Eu falava: 'Você quer uma cantora ou uma modelo?'. Muita gente deixou de me contratar porque via que eu era gordinha", disse.

"Teve um show em especial, no sul do país, quando eu entrei para cantar -nessa época eu já estava magra- tinha um grupinho de pessoas e, em uma dessas leituras labiais, vi aquelas pessoas falando sobre mim: 'um bando de mulher feia'." 

Mas, na ocasião, a baiana não deixou barato: "Parei o show e disse: 'Ei, se somos feias, por que estão aqui?'. Coloquei todo mundo para fora", contou. Além disso, a cantora revelou que já foi chamada de "baleia", e que, no começo da carreira, ofereceram que ela dublasse a voz de uma cantora "mais bonita".

Uma das surpresas do programa para a cantora foi um depoimento da amiga e colega de profissão, Ivete Sangalo. Para Almeida, a relação com a voz de "Tempo de Alegria" foi um "encontro de almas".

A cantora homenageou Veveta quando participou do Show dos Famosos. "Me fez chorar, me emocionou dançando e cantando, me representando no programa", disse Sangalo, que acrescentou que a conexão entre as duas foi imediata.

AUTOR: DN

domingo, 19 de janeiro de 2020

BBB 20 - VEJA QUEM SÃO OS PARTICIPANTES

Tiago Leifert apresenta o BBB desde 2017 Reprodução/ Instagram

Os participantes da 20° edição do BBB foram anunciados neste sábado no intervalo do programa Caldeirão do Huck. 

O programa estreia na próxima terça-feira (21) com apresentação de Tiago Leifert e direção geral de Rodrigo Dourado. 

Titi Müller, Bruno de Luca e Viviam Amorim foram escalados para comentar a 20° edição do reality no programa "BBB: A Eliminação"

Conheça os Brothers anunciados até agora:

- Babu Santana, participante do time Camarote:
Babu interpretou Tim Maia no filme sobre a carreira do cantor.Reprodução

Babu é ator e fez sucesso como Tim Maia no cinema. Em 2015, o ator dividiu um prêmio da Academia Brasileira de Cinema com Tony Ramos. Babu vai entrar na casa comprometido, ele namora Tatiane há dois anos e meio. Ele é pai de Laura, Carlos e Piná.

- Felipe Prior, 27 anos, participante do grupo Pipoca:
Reprodução Globo

Felipe é empresário e arquiteto de São Paulo. O rapaz, que é sócio de uma pizzaria e de uma construtora, ainda mora com os pais e confessa que não arruma a cama e não sabe cozinhar porque sua mãe sempre se encarrega das tarefas domésticas. O arquiteto diz que nunca namorou e acredita que por ser "festeiro e independente" vai ter dificuldades em encontrar uma pessoa que o aceite.

- Bianca Andrade, 24 anos, participante do time Camarote:
Reprodução Globo

Bianca é digital influencer e possui mais de 8 milhões de seguidores no Instagram. Conhecida por "Boca Rosa", começou a fazer sucesso aos 16 anos com um canal de dicas de maquiagem no Youtube. Atualmente, Bianca possui sua própria marca de cosméticos homônima ao seu apelido.

- Flasylane, 25 anos, participante do grupo Pipoca:
Reprodução Globo

Flasylane é cantora de Nova Floresta, Paraíba. Na música, Flaylasne faz parte de uma dupla sertaneja, Lane e Mara. Além da carreira musical, a cantora é empresária e tem uma marca de biquínis, cujos modelos são desenhados por ela. Flaylasne é mãe de Bernardo.

- Gizelly, 28 anos, participante do grupo Pipoca
Reprodução Globo

Gizelly é uma advogada criminalista de Belo Horizonte, Minas Gerais. Com mais de 20 mil seguidores no Instagram, Gizelly faz da luta contra o patriarcado e o machismo uma de suas maiores bandeiras.

- Gabi Martins, cantora, 23 anos, participante do grupo Camarote:
Reprodução Globo

Gabi canta desde os 16 anos e já compôs mais de 40 músicas. Para seguir o sonho de ser cantora, Gabi largou a faculdade de Odontologia em Belo Belo Horizonte (MG). 

Hoje, com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, a cantora já teve covers respostado por cantores renomados como Luan Santana, Wesley Safadão, Lucas Lucco e Gusttavo Lima. Além das interpretações de sertanejos, Gabi já se apresentou no palco do SóTocaTop.

- Guilherme, modelo, 28 anos, participante do grupo Pipoca:
Reprodução Globo

Antes de atuar como modelo, Guilherme trabalhou como jornalista, profissão em que é graduado. Além disso, o jovem natural de Presidente Prudente, que atualmente mora na capital de São Paulo já passou por lojas e concluiu um curso de comissário de bordo. O modelo tem um irmão gêmeo e os dois foram adotados quando pequenos.

- Pyong Lee, 27 anos, hipnólogo, participante do grupo Camarote:
Reprodução Globo

Pyong Lee é dono do maior canal de hipnose na internet do mundo, com mais de seis milhões de inscritos. O descendente direto de coreanos também é mágico e b-boy, praticante de breakdance, 

habilidades que desenvolveu ainda na infância. Pyong Lee é casado e a esposa está grávida do primeiro filho do casal.

- Hadson, 38 anos, ex-jogador de futebol, participante do grupo Pipoca:
Reprodução/ Globo

O paraense Hadson passou por clubes de oito países da Europa, três asiáticos e um no Oriente Médio. Na balada, gosta de curtir e beber. 

Se considera carismático e muito competitivo, detesta perder. Hadson é pai de dois garotos e o mais novo foi um dos maiores incentivadores para que ele se escrevesse no BBB.

- Lucas, 26 anos, fisioterapeuta, participante do grupo Pipoca:
Reprodução/ Globo

Natural de Florianópolis, o fisoterapeuta Lucas gosta de praticar futebol e basquete. Aos 14 anos, chegou a se mudar sozinho para para os Estados Unidos para jogar Basquete profissionalmente. Permaneceu no país por cinco anos, quando uma lesão o impediu de seguir os planos de entrar na NBA e o trouxe de volta ao Brasil.

- Lucas Chumbo, 24 anos, surfista profissional, participante do grupo Camarote:
Reprodução/ Globo

O surfista Lucas Chumbo está há três anos no top 3 da categoria e levou o prêmio de “Melhor performance” na última edição do desafio “Gigantes de Nazaré”, realizado em Portugal. O carioca de Saquarema deixou a temporada de surfe no meio para entrar no Big Brother Brasil, programa de que sempre foi fã e que assistia com o avô desde criança.

- Manu Gavassi, 27 anos, cantora e atriz, integrante do grupo Camarote:
Reprodução/ Globo

A paulista Manu Gavassi já atuou em novelas e dirigiu clipes de outros artistas, além de ter escrito um livro de ficção. A decisão de participar do Big Brother Brasil foi apoiada pelos pais, José Carlos e Daniela, e pela irmã, Catarina. A família confia nas decisões de Manu.

- Marcela, 31 anos, ginecologista e obstetra, integrante do grupo Pipoca:
Reprodução/ Globo

A ginecologista e obstetra Marcela trabalha com sexualidade feminina, ginecologia natural e parto humanizado. Ela nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Rancharia e atualmente mora na capital com o irmão. A jovem não tolera o machismo e tem um relacionamento aberto.

- Mari Gonzalez, 25 anos, influenciadora digital, integrante do grupo Camarote:
Reprodução Globo

A baiana Mari Gonzalez é influenciadora digital do universo fitness e tem mais de três milhões de seguidores nas redes sociais. A influencer trabalhou como assistente de palco no programa “Pânico na Band” e namora o ex-BBB Jonas. Mari se considera uma pessoa de energia positiva, animada e muito fiel às suas amizades.

- Petrix Barbosa, 27 anos, atleta da ginástica artística, integrante do grupo Camarote:
Reprodução Globo

Medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2011, o ginasta Petrix Barbosa se divide entre Miami e Lisboa, por causa dos treinos do esporte. Em 2016, foi convidado por Portugal para se naturalizar cidadão português e representar o país em competições. Nos momentos de lazer, Petrix adora sair à noite e que gosta tanto de dançar que foi apelidado pelos amigos de “Xanddy da Bahia”.

- Rafa Kalimann, 26 anos, influenciadora digital, integrante do grupo Camarote:
Reprodução Glogo

A mineira Rafa Kalimann começou no mundo da internet como um hobby e acumula mais de dois milhões de seguidores no Instagram, como influenciadora digital de lifestyle. Rafa é embaixadora da ONG "Missão África" desde 2014 e madrinha do Hospital do Câncer de Goiás. É fã declarada do Big Brother Brasil e já se inscreveu para participar de edições anteriores. Kalimann é natural da cidade de Campina Verde, no Triângulo Mineiro.

- Thelma, 35 anos, médica, integrante do grupo Pipoca:
Reprodução Globo

A paulista Thelma trabalha em quatro hospitais e vê a familiaridade com os plantões hospitalares como trunfo para possíveis provas de resistência. Para alcançar o sonho de cursar medicina passou três anos estudando em um cursinho antes de prestar vestibular e ser aprovada com bolsa integral em uma faculdade particular. Nas horas vagas ela assume a paixão de passista de escola de samba e pretende colocar todo mundo para sambar dentro da casa.

- Victor Hugo, 25 anos, psicólogo e cientista de saúde pública, integrante do grupo Pipoca:
Reprodução Globo

O maranhense Victor Hugo, natural de Imperatriz, adora conversar e diz que sabe se divertir e ser brincalhão na hora certa. Victor já atuou como baking vocal na banda de forró dos pais. Considera-se uma pessoa de bom humor e bastante transparente, mas não foge aos debates. No jogo, pretende encontrar entre os concorrentes os aliados certos para sua permanência no reality.

Influenciadores recusaram convite

Além dos participantes que se inscreveram para participar do reality show, a casa confinará convidados, vindos de diferentes áreas de atuação. Alguns influenciadores digitais recusaram o convite do programa, como é o caso de Carlinhos Maia e Felipe Castanhari.

Na última sexta-feira (17), o Big Brother Brasil recebeu influenciadores digitais para divulgar detalhes do cenário da 20° edição do BBB. Thaynara OG, Lore Improta, Blogueirinha e Jade Seba foram algumas das convidadas presentes que puderam conhecer o espaço externo da casa. Após responderem perguntas sobre edições anteriores do reality, os influenciadores conheceram a parte interna da residência, mas não puderam registrar o momento.

Conheça as novidades do BBB 20:

Os confinados poderão utilizar celular. Eles usarão o aparelho para fazerem fotos e vídeos que irão compor uma espécie de Instagram interno. As atualizações serão disponibilizadas em tempo real em uma tela na sala de estar da casa e nas redes sociais do programa. O celular não terá conexão de telefone ou internet.

Os brothers terão acesso ao seu desempenho na casa com a volta do "queridômetro". Nessa ação, os participantes podem classificar uns aos outros com emojis exclusivos. Cobra, bomba e carinha irritada são alguns dos exemplos. 

Outra novidade desta edição está relacionada aos poderes do líder. O sortudo da semana terá que dividir a casa em dois grupos: aqueles que ficam na Xepa e quem fica no grupo VIP dos alimentos. 

A decoração da casa e algumas provas são inspiradas em clássicos das edições anteriores. O confessionário, por exemplo, tem estilo brechó, isto é, ele é composto por diversos itens de outras temporadas. Já a entrada da casa recebeu uma "calçada da fama" com os nomes de todos os vencedores das 19 edições passadas.

Os Brothers terão novas formas de escapar do paredão. 

AUTOR: DN

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

NO RJ, MORRE AOS 91 ANOS O CANTOR E COMPOSITOR E RADIALISTA LUIZ VIEIRA

O compositor Luiz Vieira Foto: Divulgação / Marcello Castelo Branco

O cantor, compositor e radialista Luiz Vieira, 91 anos, morreu nesta quinta-feira (16). Ele estava internado na Casa de Saúde José, na Zona Sul do Rio, desde a noite desta quarta-feira (15).

Nascido em 12 de outubro de 1928, Luiz Vieira foi revelado nos anos 1950. 


Na década de 1960 fez sucesso com as músicas Prelúdio para ninar gente grande (Menino passarinho) e Paz do meu amor (Prelúdio nº 2).
Capa do álbum 'Luiz Vieira 90 anos' Foto: Divulgação

No ano passado, o artista foi homenageado com o lançamento de um disco que homenageava os seus 90 anos. A obra teve participação de artistas como Daniel, Renato Teixeira, Zeca Baleiro, Sérgio Reis, Claudette Soares, Edy Star, Maria Alcina entre outros.

O compositor era casado com Eurídice Pereira há 30 anos.

AUTOR: G1/RJ

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

APÓS MELHORA DE INFECÇÃO, CARLOS ALBERTO DE NÓBREGA TEM PREVISÃO DE ALTA

Reprodução/ Instagram

Carlos Alberto da Nóbrega recebeu previsão de ter alta médica no próximo sábado (18) após ficar internado no Hospital Sirio-Libanês depois de ter sido diagnosticado com prostatite (infecção na próstata) no último domingo (12). 

Segundo o UOL, o apresentador de "A Praça É Nossa", do SBT, disse que “a infecção diminuiu bastante” e que já está muito melhor.

Carlos Alberto passou mal após ingerir um iogurte fora da validade. 

Ele foi atendido pelo infectologista David Uip e pelo cardiologista Roberto Kalil e, ao fazer um exame de urina para ter um diagnóstico mais preciso, teve detectada a inflamação.

AUTOR: MSN

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

ATOR STAN KIRSCH DA SÉRIE "HIGHLANDER", É ENCONTRADO MORTO ENFORCADO NO BANHEIRO DE CASA

Stan Kirsch, ator da série 'Highlander', é encontrado morto Foto: Reprodução/Facebook

Stan Kirsch, conhecido por seu trabalho como Richie Ryan na série de TV “Highlander”, foi encontrado morto em sua casa em Los Angeles, segundo o site TMZ.

Fontes policiais informaram para a publicação que Kristyn Green, mulher do ator, o encontrou enforcado no banheiro. 


O serviço de emergência foi chamado, mas Stan Kirsch foi declarado morto no local.
FOTO YOUTUBE

Stan Kirsch tinha 51 anos e, além de participar das seis temporadas de “Highlander”, sucesso na década de 1990, também atuou em “General Hospital”, “JAG” e “Friends”

Um comunicado sobre a morte do ator foi publicado na página da série “Highlander”. “Toda vez que tivemos a oportunidade de estar com Stan, ele sempre foi gentil, atencioso e sincero. Ele foi uma presença calorosa que fará falta”.

Kristyn Green, mulher do ator, também fez uma publicação agradecendo o apoio. “Quero agradecer a todos pelo amor e carinho. Não consigo responder a todas as mensagens, chamadas e e-mails, mas tenho lido e ouvido cada um deles. Me sinto coberta de amor e serei sempre grata a cada um de vocês.”

AUTOR: G1

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

APÓS 7 ANOS, CASAMENTO DE GRETCHEN COM O PORTUGUÊS CARLOS MARQUES CHEGA AO FIM

O português seguirá morando em seu país natal e Gretchen irá se dividir entre a Europa e o Brasil para cumprir todas suas obrigações de trabalho. (Foto: Divulgação/Record TV)

O casamento de sete anos entre a cantora Gretchen e o português Carlos Marques chegou ao fim, de acordo com a colunista Fábia Oliveira, do portal O Dia. 

Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa da artista à jornalista, o término foi de comum acordo e o casal continuará se relacionando como amigos.

O português seguirá morando em seu país natal e Gretchen irá se dividir entre a Europa e o Brasil para cumprir todas suas obrigações de trabalho. 

"A todos queridos amigos e parceiros profissionais, lembrem-se que toda dor deve ser respeitada neste momento da vida das duas pessoas que, hoje, encerram oficialmente um ciclo de união", pontua trecho da nota divulgada pela cantora.

Carlos Marques, que participou do reality show Power Couple ao lado de Gretchen, já reclamou da perda de privacidade quando se casa com alguém do meio artístico.

“A gente tem de abrir mão de algumas coisas e tentar continuar fazendo o que sempre fez na vida”, disse ao portal Notícias da TV em agosto de 2018.

AUTOR: O POVO

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

EM MG, RUBENS VALVERDE, PAI DA ATRIZ ISIS VALVERDE SOFRE INFARTO E MORRE APÓS FAZER TRILHA DE MOTO

Ele fazia uma trilha de moto quando se sentiu mal e sofreu um infarto (Foto: Reprodução/ Instagram)

Morreu em Minas Gerais na tarde deste domingo, 12, o pai da atriz Isis Valverde. Rubens Valverde fazia uma trilha de moto quando teve um mal súbito, infartou e morreu. 

Ele chegou a ser socorrido a um hospital mas já chegou sem vida.

A Polícia Civil de Minas Gerais confirmou o óbito. Caso aconteceu por volta das 16h30, de acordo com informações do G1 MG. Rubens foi socorrido por amigos para o Hospital de Baependi, interior de MG.

O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal de São Lourenço.A família Valverde, incluindo Isis, não haviam se pronunciado até a publicação desta matéria.

AUTOR: O POVO

domingo, 12 de janeiro de 2020

AMANHÃ 13-01, RENATO ARAGÃO COMPLETA 85 ANOS, COM LEGADO ÚNICO NA ÁREA DO ENTRETENIMENTO NACIONAL

Humorista cearense, nascido em Sobral, Renato Aragão completa 85 anos de vida amanhã (13) FOTO: TV GLOBO/ MATHEUS CABRAL

A data do nascimento foi decisiva no batismo. O caçula entre os oito filhos de Paulo Ximenes Aragão e Dinorá Lins chegava ao mundo num 13 de janeiro. O dia alui diretamente às celebrações de Santo Antônio, entidade casamenteira dos católicos. Porém, no caso de Antônio Renato Aragão a premissa era oferecer proteção.

O menino sobralense, de pais influentes nas letras (Ximenes era escritor e Dinorá professora) hoje é um senhor comemorando 85 anos de vida. As facetas foram inúmeras. Advogado, ator, roteirista, produtor, cineasta, escritor, empresário, embaixador, cantor, palhaço.

No correr das décadas encorpou diferentes tipos na TV, cinema e quadrinhos. Foi o vagabundo Bonga, O Maluco, Severina, Soldado 49, Aparício, Ananias e até Renato. Nenhum deles é tão celebrado quanto Didi Mocó Sonrizep Colesterol Novalgino Mufumbbo, o Didi.

Para o público, por vezes, a fronteira entre criador e criatura é das mais frágeis. Separar as personas é exercício árduo. Na esfera da ficção conhecemos o cearense magrelo, mulherengo, safo, pobre, malandro, mas de coração bom. Um herói para crianças de todos os cantos do País.

A vida real nos conta outra história. Nela solidificou-se a presença do empresário sério e obstinado, do homem avesso a badalações e de um artista criticado pelas decisões ou tratamentos destinados a colaboradores de longa data. São auras conflitantes, tal qual a convivência entre Dr Jekyll e Mr Hyde, ambas criaturas imaginadas por Robert Louis Stevenson (1850-1894) no romance "O Médico e o Monstro" (1886).

Coincidência, a narrativa criada pelo autor escocês foi referência para "O Incrível Monstro Trapalhão" (1981). O amor à literatura é uma das caras de Renato. Além de Stevenson, Charles Dickens (1812-1870), LaFontaine (1621-1695), Pasternak (1890-1960), entre outros imortais orbitam a mente do comediante. Acrescente aí doses generosas de Oscarito (1906-1970) e Charlie Chaplin (1889-1977).

Na companhia de Manfried Sant'Anna, Antônio Carlos Bernardes (1941-1994) e Mauro Faccio Gonçalves (1934-1990) liderou um fenômeno inigualável de audiência. Didi, Dedé, Mussum e Zacarias são as peças principais do xadrez denominado Os Trapalhões.

"Éramos palhaços. Eu era, posso dizer assim, o grande trabalhador dele, mas ele também trabalhava dia e noite sem parar e tinha uma confiança em mim", recorda Dedé Santana, o único companheiro da trupe ainda vivo.
"Ele falava, 'Dedé, você vai fazer isso'. Eu dizia, 'poxa, Renato, vou dirigir esse filme trabalhando?'. 'Você vai por que você sabe fazer'. Ele me empurrava nas coisas".
Dedé atribui a Didi as oportunidades que teve na vida, na televisão e no cinema. De origem pobre e vindo do circo, Dedé chegou a dirigir filmes em Los Angeles FOTO: MAURICIO FIDALGO

Daí parte a gratidão de Dedé ao amigo: fez-lhe abraçar oportunidades. "Sou muito agradecido a esse cearense maravilhoso por tudo que ele fez. Quando me vi em Los Angeles dirigindo filme, pensei, 'poxa, um garotinho de família pobre, de um cirquinho furado, estudando dois meses em cada cidade. Como é possível dirigir um filme nos Estados Unidos?'. Justiça seja feita, eu devo ao Renato Aragão".

Vídeo Alegre

O sonho do estrelato despertou na Capital cearense. Após a rápida passagem pelo Exército, no qual sobreviveu à queda de um avião, Renato Aragão parecia seguir um roteiro comum aos jovens daquele tempo.

"No início dos anos 1960, eu era um estudante de Direito em fim de curso na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, um funcionário do Banco do Nordeste com uma carreira promissora e, da noite para o dia, ao saber de um concurso para redatores na recém-inaugurada TV Ceará, resolvi que queria fazer televisão", detalha no texto de apresentação da biografia "Renato Aragão: Do Ceará para o coração do Brasil" (2017), escrita pelo jornalista Rodrigo Fonseca.

A escolha decisiva do sobralense acompanhava um desejo particular.

"Fiz uma prova, passei e não apenas fui escrever como dar a cara no ar. E isso com o sonho de um dia fazer cinema. Tinha acabado de casar, em pouco tempo fui pai e mal fazia ideia de como dar conta de tantos afazeres de uma só vez. Mas dei", compartilha.

A TV Ceará, canal 2, empreendimento dos "Diários Associados" surgia em solo cearense. Os primeiros anos da empreitada (entre 1960 e 1966) são deliciosamente debulhados no livro "A Televisão no Ceará - Consumo, Lazer e Indústria Cultural", do pesquisador cearense Gilmar de Carvalho. Renato integrava aquele seleto grupo de pioneiros e, há 60 anos, estreava na televisão com o programa "Vídeo alegre".

Já doutor formado, o cearense foi parar no Rio de Janeiro para tomar parte no programa A-E-I-O-Urca. Um dos mais prolíficos palcos de Renato, a sétima arte, tornou-se realidade em 1965. Despontou em "A Pedra do Tesouro", curta produzido por Riva Farias e dirigido por seu irmão, o cinemanovista Roberto Farias (1932-2018).

O jornalista e radialista Joseoly Moreira acompanhou de perto o estabelecimento do comediante no Sudeste. Entre 1968 e 1970, o comunicador com notória habilidade no texto de comédia foi redator das traquinagens de Didi. 

"É o tipo de pessoa introvertida quando não conhece o ambiente. Mas, quando está com os amigos aí é só brincadeira do começo ao fim", detalha em torno da fama de "fechado" do aniversariante.

Boa parte dessa trajetória é contada por Joseoly no livro "Minha Vida, Minha História", lançado em outubro último. A amizade começou na TV Ceará e, quando Renato partiu para o Rio de Janeiro, surgiu o convite.

"Era muito divertido. Fiz algumas viagens com os Trapalhões. Eram muito solicitados. O empresário (cita Élcio Spanier Oliveira) já não tinha espaço para marcar no mapa os lugares visitados por eles", resgata.

Popularidade

O grupo liderado por Renato conseguiu ser um bem-sucedido produto audiovisual e segue até hoje relevantes no debate midiático. Originários da TV, possuíam narrativas em outras plataformas, como o cinema e as histórias em quadrinhos. Muito desse sucesso também deve-se às expertises individuais de cada integrante. 

Essa é uma das reflexões propostas pelo pesquisador André Carrico, na tese "Os Trapalhões no Reino da Academia: Revista, Rádio e Circo na poética trapalhônica".
Juntos, Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, sempre levaram muita alegria a crianças e adultos por meio da televisão e do cinema FOTO: LUCIO MARREIRO

"Por meio de seus tipos fixos, Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, soubemos e sabemos acerca das estratégias cômicas dos artistas de circo, do humorismo radiofônico e do teatro de revista. A obra trapalhônica, dessa forma, valorizou, atualizou e perpetuou o repertório cênico e os valores dessas três escolas, ao combinar seus procedimentos cômicos. 

Transmitidos de maneira não metodológica por gerações de artistas, esses valores foram atualizados pela heterogeneidade dos tipos d'Os Trapalhões, oriundos de quatro diferentes regiões periféricas do País. E traduziram-se numa visão particular e muito brasileira de comédia", aponta o estudo.

Outra reflexão de fôlego é "Os trapalhões e a comunicação midiática:a concepção de uma narrativa transmídia Made in Brazil", de Rafael José Bona. A tese investiga as marcas do quarteto em outras plataformas midiáticas, especialmente no intervalo compreendido entre os anos de 1987 e 1994.

Além da área acadêmica, outras publicações buscam desvendar a popularidade destes artistas. "As HQs dos Trapalhões" (2017) e "O Cinema dos Trapalhões: Por quem fez e por quem viu" (2016), ambas de Rafael Spacca são exemplos. Por conta das ironias da vida, o autor protagoniza uma disputa pública com Renato Aragão.

Spacca produz o documentário "Trapalhadas Sem Fim" e promete não esconder nada sobre os bastidores do programa "Os Trapalhões". A quantidade de entrevistados é farta,assim como os depoimentos negativos sobre o comportamento do artista cearense. O projeto foi proibido pelo líder Trapalhão.

Renato Aragão chega aos 85 anos envolto em polêmicas. Uma das promessas envolvendo a franquia será a realização de um documentário comandado pelo eterno Didi. Saindo do campo especulativo, um filme obrigatório sobre o grupo é "O Mundo Mágico dos Trapalhões" (1981), até hoje a maior bilheteria entre os documentários brasileiros.

A jornada do quarteto permite a desconstrução de um Brasil do passado, no qual piadas com teor racista, homofóbico e sexista eram aplaudidas.

Entretanto, o tipo de humor engenhado pelo grupo devassou as estruturas de um País cercado de calamidades sociais. Muitas foram as crianças iniciadas nas artes por apenas irem ver um filme dessa trupe. O menino de Sobral, que sonhava em ser estrela de cinema, deve estar satisfeito pelo legado ainda em construção.

AUTOR: DN
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ME SIGA NO TWITTER!